13/07/21 por Deborah do Valle Montenegro em Compliance

O que caracteriza um bom e consistente Programa de Compliance

O que caracteriza um bom e consistente Programa de Compliance O que caracteriza um bom e consistente Programa de Compliance - Icon

Primeiramente cumpre ressaltar que um bom Programa de Compliance é aquele programa efetivo, que está presente no dia a dia da empresa.

Esse programa, além de auxiliar na condução das atividades, garantindo que  estejam em conformidade com a legislação e com os mais altos padrões éticos, ainda traz diversos benefícios às instituições que o praticam. Tais quais:

 

1. Identifica problemas de conformidade e reduz os riscos de ser penalizado

Uma das premissas do Programa de Compliance é a detecção antecipada de desconformidades através da gestão de riscos.

O mapeamento antecipado dos riscos que podem ser prejudiciais à empresa permite que providências sejam tomadas para mitigá-los antes mesmo que danos ocorram e comprometam a perenidade do negócio. Assim, reduz-se também o risco de a organização ser penalizada.

Além disso, a rápida detecção de eventual prática de ato ilícito permite que a empresa aja de forma rápida, objetiva e eficiente, tomando decisões mais assertivas sobre possíveis correções a fim de mitigar os prejuízos à imagem, reputação e financeiro da empresa.

 

2. Agrega confiabilidade aos processos

 

Um dos pilares do Programa de Compliance é a elaboração de políticas que definem regras e instrumentos, que por sua vez têm por objetivo assegurar cada vez mais confiabilidade aos processos, permitindo um alinhamento mais assertivo do planejamento tático e operacional da empresa.

Aumenta-se a probabilidade de se atingir as metas estabelecidas, identifica-se novas oportunidade e ameaças, reduz-se a incidência de eventuais infrações, previne-se prejuízos financeiros e aperfeiçoam-se os processos e controles internos.

3. Facilita a compreensão sobre o papel de cada colaborador e delimita responsabilidades e obrigações

 

Um Programa de Compliance não existe sem um Código de Conduta e políticas internas que irão reger as relações entre empresa, colaboradores e stakeholders, estabelecendo e orientando sobre as condutas a serem seguidas.

Esses documentos irão orientar para que cada um entenda seu papel, obrigações e responsabilidades dentro da organização, bem como sobre como podem contribuir para o sucesso do Programa de Compliance.

 

4. Ocasiona a sustentabilidade do negócio

 

Fato é que um Programa de Compliance robusto ocasiona a sustentabilidade do negócio por diversas frentes.

Como foi visto até agora, internamente o programa auxilia no combate a situações que podem ser prejudiciais à empresa na busca de suas metas e objetivos de negócio, possibilita melhorar a eficiência e eficácia operacional e dos controles internos, além de melhorar a governança corporativa e o reporte de informações.

Já em um viés externo, o Programa de Compliance gera oportunidade de negócios e vantagem competitiva, tendo em vista que propicia boa reputação corporativa e consolida a confiança depositada na empresa.

Por fim, acaba por promover a atração de investimentos. A empresa adquire uma maior possibilidade de lograr empréstimos bancários e benefícios devido a sua atuação íntegra na condução de seus negócios.

  • Compartilhe

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Política de privacidade

Prosseguir