21/02/24 por Frederico Silvestre em Artigos , Direito tributário

Atualizações Importantes na Lei nº 14.789/2023: o que você precisa saber

Atualizações Importantes na Lei nº 14.789/2023: o que você precisa saber Atualizações Importantes na Lei nº 14.789/2023: o que você precisa saber - Icon

A Lei n.º 14.789/2023, publicada no final de 2023, prevê importantes direcionamentos no que diz respeito ao tema “subvenções para investimento”. A referida Lei prevê a incidência de IRPJ e de CSLL sobre os benefícios fiscais, que, até 31/12/2023, podiam ser excluídos do lucro real. Além disso, introduziu a cobrança de PIS/COFINS sobre os incentivos. Dessa forma, a nova rega representa um considerável aumento da carga tributária suportada pelas empresas, ainda que haja a previsão de recuperação de 25% do valor pertinente ao IRPJ pago por meio de restituição e/ou compensação, o que ocorre mediante o cumprimento de requisitos previstos expressamente na Lei.

Confira alguns pontos de destaque da novidade legislativa:

  • Maior tributação: agora, as subvenções para investimento, anteriormente disciplinadas na LC 160, estão sujeitas a tributação de IRPJ/CSLL e PIS/COFINS.

  • A Lei das Subvenções de Investimentos (Lei 14.789/2023), por se tratar de lei ordinária, não poderia ter revogado regras estabelecidas por Lei Complementar (LC 160/17).

  • Desafios para empresas: o sensível aumento na carga tributária pode resultar em dificuldade na manutenção da capacidade produtiva, em honrar compromissos e, inclusive, inflação, levando a repasses nos preços dos produtos.

  • Impacto social e econômico: além dos efeitos tributários, há previsões de impactos sociais e econômicos significativos.

  • O STJ possui entendimento consolidado no sentido de que o crédito presumido/outorgado não deve se submeter ao IRPJ/CSLL, considerando que sua exigência afronta o pacto federativo e a imunidade recíproca.

Para obter informações detalhadas sobre a Lei nº 14.789/2023, disponibilizamos um material exclusivo e completo. Lá, você encontrará mais detalhamentos sobre a lei, outros aspectos importantes e um quadro-resumo do questionamento jurídico em relação às alterações estabelecidas. Acessar material.

Ficar por dentro dessas atualizações é crucial para garantir a conformidade legal e tomar decisões informadas. Não deixe de conferir nosso material para estar sempre à frente das mudanças legislativas.

A equipe tributária do Emrich Leão Advogados está sempre atualizada para te deixar conectado(a) e informado(a) sobre as mudanças nas legislações. Estamos à disposição caso precise esclarecer dúvidas.

  • Compartilhe

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Política de privacidade

Prosseguir