28/04/21 por Fernanda Faria em Artigos

Comunicação organizacional: como fugir do juridiquês?

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Em todos os momentos das nossas vidas, a comunicação faz parte da sobrevivência do ser humano e no mundo dos negócios essa questão não poderia ser diferente. Mas como ela pode ser definida? A comunicação nada mais é do que a base para o relacionamento entre as pessoas, e ela vai além da simples troca de palavras.

Os principais elementos desse processo são a pessoa que envia a mensagem, a quem recebe, a mensagem em si e o canal. Porém, há um fator que pode interferir nesse processo e é conhecido como ruído. O ruído é caracterizado como qualquer elemento, seja ele interno ou externo, que possa atrapalhar o entendimento da mensagem, exemplo: barulhos no ambiente, distância física, baixa qualidade dos canais, gírias, sentimento/emoções, jargões/regionalismos, dentre outros.

O processo de comunicação só será eficaz se o receptor da sua mensagem tiver a compreendido exatamente conforme o que você quis transmitir. Para avaliar se houve essa compreensão, o uso do feedback é imprescindível. Pois, se a resposta tiver sido falta de compreensão você poderá modificar a mensagem inicial, para ter a certeza que desta vez será compreendida.

A língua portuguesa é muito rica e é exatamente por ser muito rica que as pessoas podem apresentar dificuldades, em certos momentos, de entendê-la. É uma língua que está relacionada à história de vida das pessoas, suas regiões, classes sociais e etc. Saber utilizar a palavra diante de vários contextos diferentes é sabedoria. Cada profissão apresenta sua linguagem própria com características particulares.

Neste sentido, como é a comunicação do advogado com o seu cliente? É possível fugir do famoso JURIDIQUÊS e tornar a comunicação mais eficaz? Quais métodos podem ser utilizados para se ter maior clareza? Afinal, porque o JURIDIQUÊS é visto de forma tão negativa?

O juridiquês nada mais é que o excesso de expressões técnicas utilizadas por advogados, e esse excesso não é compreendido pela maioria das pessoas que não fazem parte desse grupo. Por esse motivo, ele é visto de forma tão negativa. Ainda existe alguns advogados que excedem do uso de formalidade em sua linguagem e infelizmente, esses podem até ser vistos com más olhos pela sociedade como sendo arrogantes ou até mesmo por transmitirem um ar de superioridade.

A linguagem é o instrumento de trabalho do advogado e ele a utilizará para solidificar o seu saber e conquistar a confiança do cliente. O profissional do Direito tem que levar em consideração que muitos de seus clientes não são da área e isso é um dos fatores que justificam a sua contratação. Mas como quebrar essa barreira para que a mensagem se torne mais clara e compreensível?

Lembrando que a linguagem é o instrumento de trabalho do Advogado, ele pode e deve utilizar os diferentes termos técnicos. Pois, isso traz riqueza no desempenho da sua função. Mas porque não fazer o uso desses termos de forma mais acessível para não ter a necessidade de tradução para o seu cliente? Não seria mais fácil? Como as barreiras podem ser eliminadas? Veja a seguir algumas dicas que podem ser utilizadas.

Sempre que estiver em contato com o cliente, observa-o, receba-o em um ambiente silencioso, escute-o, seja completo nas informações que serão passadas e principalmente seja paciente. Evite suposições e ambiguidade, pois, a ambiguidade pode possibilitar várias interpretações diferentes. Caso seja necessário, utilize de vários canais distintos de comunicação para que a mensagem seja melhor compreendida, como exemplo a linguagem verbal associada a gestos faciais e corporais. Observe o tom de voz, a postura, seja coerente, empático, simplifique a sua linguagem, seja caloroso, simpático e dinâmico. Todas essas características contribuirão para a credibilidade.

Nada mais importante que conhecer o seu cliente, isso dará base para que a linguagem seja moldada, caso necessário, para que ele tenha mais compreensão. Afinal, você quem informará a ele sobre toda a vida de seu Processo e essa interação tem um grande efeito positivo. Essa relação com o cliente de forma coesa e objetiva contribui para que eles se sintam valorizados. As pessoas querem excelência e elas não buscam isso somente na boa prestação de serviços, elas querem que o atendimento supere todas as suas expectativas.

Portanto, não há necessidade do advogado transformar a linguagem utilizada com o cliente em um bicho de sete cabeças. A simplicidade e objetividade estão na moda e são fatores bastante utilizados em um mundo tão volátil e competitivo. Com tantas maneiras de se trabalhar, essa é sem dúvida a que deixará o cliente sempre satisfeito.

Lembre-se: mais importante que falar é ouvir e o segredo para a compreensão é sempre fazer uma pergunta esclarecedora quando estiver com dúvidas.

O bom profissional sabe utilizar a linguagem adequada ao seu trabalho e o que ele quer é oferecer soluções para os problemas das pessoas.

Dica: Não ficou claro? Pergunte.

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