02/09/22 por Ana Romero em Artigos , Controladoria Jurídica

A importância do gerenciamento de dados do escritório para tomada de decisões

A importância do gerenciamento de dados do escritório para tomada de decisões A importância do gerenciamento de dados do escritório para tomada de decisões - Icon

A Gestão em escritórios de advocacia é essencial para tomada de decisões corretas e que auxiliem no êxito das demandas, trazendo satisfação e transparência ao cliente. A tecnologia combinada a uma equipe de excelência, auxilia na organização e nos resultados. Este artigo tem a finalidade de salientar a importância do gerenciamento de dados para tomada de decisões em um escritório de advocacia.

Como funciona esse Gerenciamento?

Primeiro, é importante deixar claro que tudo aquilo que não é medido não pode ser gerenciado, essa frase de Edward Deming está cada dia mais presente no mundo jurídico, e sim, escritórios de advocacia precisam ser bem gerenciados e estão entendendo que precisam atuar como uma empresa, mesmo a advocacia sendo uma atividade intelectual.

Alguns escritórios de pequeno porte, temem essa gestão por imaginarem que será necessário investir em muitas ferramentas tecnológicas que serão caras e que ninguém saberá utilizar, pois, muito se fala em robôs e inteligência artificial atualmente, mas o que realmente faz a diferença é a união do Gestor com a tecnologia. Deve haver a adaptação na realidade de cada um. O profissional precisa saber fazer o gerenciamento com ferramentas tecnológicas ou com as ferramentas mais simples do dia a dia, o importante é não deixar de fazer! Já esclarecido um pouco sobre a importância da Gestão, falaremos sobre a importância do gerenciamento de dados para a tomada de decisões.

 Como o gerenciamento pode ajudar na tomada de decisões?

Com o gerenciamento de dados, é possível identificar qual é a área predominante do escritório e assim, se necessário, qualificar a equipe, providenciar cursos, treinamentos, etc., afinal, o corpo técnico deve ter conhecimento solido e robusto na matéria que atua, e isso influenciará no resultado da demanda. É possível saber qual é a complexidade das demandas para ocorrer a distribuição para o profissional correto, realizando assim o aproveitamento da expertise de cada um da equipe.

Processos podem ser classificados de diversas formas, sendo possível fazer uma distribuição inteligente que será agradável para o profissional e lucrativo para o cliente e para o escritório. Salienta-se que não há processo mais ou menos importante, mas existem processos mais ou menos complexos e todos serão conduzidos com excelência se distribuídos de forma correta. Outro ponto importante, é o escritório saber sobre as teses, sentenças, decisões, ou seja, a estatística é essencial no Direito e atualmente chamamos de Jurimetria.

 O que é a Jurimetria?

A Jurimetria é a aplicação de métodos quantitativos, especialmente, estatística no direito. Auxilia o escritório a enxergar, por exemplo, qual é o entendimento de um juiz de determinada vara, comarca, estado, quais as teses estão sendo deferidas ou não em determinada vara, estado, tribunal. Darei um exemplo prático: Se um cliente chega no escritório e diz que quer ajuizar uma demanda para reduzir a parcela de um imóvel financiado e o seu advogado já sabe em qual estado esse processo tramitará. Com a Jurimetria, ele consegue saber o entendimento dos juízes desse estado, podendo auxiliar com a melhor decisão e estratégia para resolver o problema.

Se o advogado constata que neste estado as decisões são desfavoráveis e não existe deferimento de liminar, pode orientar o cliente a tentar uma negociação extrajudicial e assim realizar essa negociação de forma profissional.

O ajuizamento da demanda, no caso em tela, não seria a melhor opção, poderia ser proferida uma sentença improcedente, pagamento de custas, honorários de sucumbência. Resumindo: é possível identificar qual a melhor forma e estratégia para atender o cliente, seja de forma extrajudicial ou judicial e reduzir riscos de ainda mais prejuízos e no final prestar um serviço efetivo e de excelência.

Para concluir é preciso reforçar novamente a importância de ser um escritório transparente, que dê as informações sempre que solicitadas pelo cliente, que entenda sobre a matéria e que trabalhe de forma organizada!

O caso do cliente não é só mais um processo, é algo que afeta diretamente uma vida. Conte com a nossa equipe para cuidar do seu caso com toda a presteza que ele merece!

  • Compartilhe

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir